Capacitar profissionais a alcançar melhores resultados e sucesso no campo da logística empresarial, em ambientes altamente competitivos e globalizados, utilizando ferramentas que possibilitam aplicações práticas no gerenciamento da cadeia logística.
ESPECÍFICOS:
Compreender a logística empresarial como parte da estratégia corporativa, adquirindo competências e habilidades para atuar no ambiente Supply Chain Management.
Estimular a racionalização dos processos logísticos, o uso da tecnologia da informação, a valorização do capital humano, a negociação cooperativa, o aumento da produtividade, a identificação e redução de custos logísticos.
Público Alvo
Profissionais graduados que atuam ou pretendem atuar na área de logística ou nas suas áreas de interface, buscam desenvolvimento técnico diferenciado e pretendem utilizar a logística empresarial como ferramenta de redução de custos e aumento de competitividade na cadeia de suprimentos.
:: Pré-requisito:
- Ensino Superior completo
Metodologia
Aulas expositivas e interativas com auxilio de recursos audiovisuais.
Conteúdo Programático
GESTÃO DA PRODUÇÃO – Evolução, logística e desenvolvimento da produção. Conceitos de administração da produção. A organização da produção. Ferramentas de gestão do processo de produção. Sistemas de planejamento e controle da produção. Melhoramento da produção. Novas tecnologias de administrar a produção. O futuro da produção. Apresentação de case, relatórios, planilhas de controle de produção. Realização de exercícios.
OPERADORES LOGÍSTICOS – O conceito do operador logístico e sua evolução, origem, curiosidades e atribuições, principais riscos e benefícios associados ao uso dos Operadores logísticos, a indústria de prestadores de serviços logísticos no Brasil, indicadores dos PSL, diferentes denominações e formatos dos PSL, estágio de desenvolvimento dos PSL no Brasil, Tipos de serviços: comparação entre oferta e demanda, barreiras e oportunidades para o desenvolvimento dos operadores logísticos no Brasil, características da indústria de operadores logísticos, sistemas de informações logísticas, ERP, E-commerc, relacionamento entre operador logístico e embarcador, processo para a contratação do operador logístico, vantagens competitivas e estratégicas no uso dos operadores logísticos.
SUPPLY CHAIN MANAGEMENT – Conceitos, fatores de sucesso, benckmarking do SCM, globalização da cadeia de suprimentos, gestão estratégica de lead times na cadeia de suprimentos, gerenciamento da oferta e demanda, matérias-primas, manufatura, acompanhamento de estoques e pedidos, distribuição e entregas. Abordagem integral da logística e planejamento como componente estratégico que envolve questões fundamentais relacionadas à cadeia de abastecimento como estratégias funcionais, estrutura organizacional, tomada de decisão, administração de recursos, funções de apoio, sistemas e procedimentos. Tendências no desenvolvimento de SCM no Brasil. Logística 4.0.
LOGÍSTICA REVERSA – Através da compreensão do fluxo logístico reverso no contexto de Supply Chain Management, será demonstrado como as empresas de ramo industrial, comercial e de serviços podem obter vantagem competitiva sustentável através de seus canais reversos. Serão ressaltados aspectos legais, econômicos, ecológicos, logísticos e de imagem corporativa atrelada ao meio ambiente que enfatizam a importância da interação responsável da empresa com a natureza, tendo em vista a escassez de recursos e rigorosas legislações ambientais. Com este embasamento será apresentada a atuação da logística reversa na operacionalização do retorno de resíduos de pós-consumo e pós-venda ao ambiente de negócios e/ou produtivo.
METODOLOGIA DA PESQUISA – A pesquisa e suas classificações, as etapas da pesquisa, eficiência nos estudos, elaboração e apresentação do relatório de pesquisa, levantamento de informações para pesquisas, métodos científicos, o pesquisador e a comunicação científica, o projeto de pesquisa, revisão da literatura.
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO APLICADA A LOGÍSTICA – Cenários e perspectivas, tecnologia e sociedade, profissional de TI, o papel estratégico da informação em logística, os conceitos de sistema de informação, os sistemas de telecomunicações e a tecnologia logística, a informática, os computadores e a logística, sistema de gestão empresarial e tecnologia logística, a diversidade de soluções em tecnologia da informação aplicada à logística: SCM, ERP, APS, MRP, MES, WMS, TMS, BI, RFID. E-commerce Conceitos, negócios eletrônicos e novos modelos de negócios, benefícios da Internet como ambiente virtual de negócios, limitações do e-commerce, requisitos e estratégias ao e-commerce, infra-estrutura tecnológica para o comércio eletrônico, inteligência artificial, internet das coisas, impressão 3D. Jogos de Empresas.
GESTÃO ESTRATÉGICA DOS TRANSPORTES E MULTIMODALIDADE – Panorama do setor de transporte de carga no Brasil, decisões sobre a escolha de modal, transporte marítimo como facilitador de exportações, agregação de valor proporcionada pela cabotagem, a participação da ferrovia na movimentação de produtos e insumos, situação atual e perspectiva do transporte rodoviário, cálculo de produtividade e dimensionamento de frota, seleção de transportador rodoviário de cargas e contratação de frete, cálculo de frete, transporte colaborativo.
CUSTOS LOGÍSTICOS – Custos logísticos no Brasil: análise macroeconômica (custos de transporte de carga, estoque, armazenagem, administrativos). Custos logísticos das empresas no Brasil: análise microeconômica (informações gerenciais, análise comparativa dos custos logísticos, transporte, estoque e armazenagem).
GESTÃO DE COMPRAS E SUPRIMENTOS – A função da compra. Operação do sistema de compras. A compra na qualidade e na inspeção. Preço custo. Condições de pagamento e descontos. A negociação das compras. Fontes de fornecimento. Análise de valor. Ética em compras. Lote econômico de compras. Análise econômica de compras. Electronic data interchange (EDI).
S&OP – Conceitos, objetivos, benefícios do planejamento, fluxo do processo S&OP (preparação de dados, projeção estatística, agregação de eventos, colaboração interna, plano de produção, alinhamento com alta direção). Suporte do planejamento estratégico do negócio, Garantia de que os planos sejam realizados, Gerenciamento das mudanças de forma eficaz, Gerenciamento dos estoques de produtos finais, Gerenciamento da carteira de pedidos, Avaliação de desempenho, Desenvolvimento do trabalho em equipe.
POWER BI – Introdução ao Power BI, Modelagem e tratamento de dados, Visualização e publicação de dados com Power BI, Instalar, configurar e usar a ferramenta de análise de negócios Power BI, Criar relatórios com visualização de páginas e gráficos dashboards.
GESTÃO INTEGRADA DA CADEIA DE SUPRIMENTOS – Movimento de mudanças nas cadeias de suprimentos (evolução histórica do gerenciamento de cadeias de suprimentos, principais decisões envolvidas no planejamento fluxo de produtos: coordenação, base para acionamento e grau de descentralização física. A realidade de diferentes setores da economia brasileira. O papel dos sistemas integrados de gestão no planejamento do fluxo de informações: potencial e limitações). Projeto, gestão e conflito em canais de distribuição (conceitos de canais de distribuição. Diferentes tipos de canal e sua adequabilidade à diferentes características do produto, da operação e do mercado. Principais conflitos em canais de distribuição. Resolução de conflitos). Compras e gestão da base de fornecedores (a importância crescente de compras na gestão de cadeias de suprimento. Desenvolvimento e seleção de fornecedores. Tendências na gestão do fornecimento. E-Procurement).
Por que fazer o curso de Pós-gradução Gestão em Logística Empresarial no CENETEC?
O curso de Pós-graduação em Logísitca, na modalidade presencial / on-line, possibilita ao aluno gerenciar seus estudos, além disso, este curso trabalha as competências do profissional, em uma metodologia de aprendizagem ativa e prática, capacitando os futuros profissionais para refletirem sobre o contexto em que atuam e resolverem problemas reais e pertinentes a profissão.
Tudo isso somente é possível devido a equipe de Professores CENETEC ser formada por profissionais de mercado que atuam em grandes multinacionais e que trazem para a sala de aula toda a vivência na prática do que ensinam, abordando o que à de mais recente e inovador no mercado da logística nacional e internacional. Todos os conteúdos são pensados e trabalhados para que possam ser aplicados imediatamente e de forma segura pelos alunos em suas rotinas.